Programa Dignidade Menstrual chega a Brejo da Madre de Deus e garante acesso a absorventes higiênicos – Prefeitura Municipal de Brejo da Madre de Deus

Publicado em 20 de fevereiro de 2024, por Prefeitura do Brejo | Categoria: Destaque

Tem direito aos absorventes estudantes de baixa renda da rede pública de ensino estadual, municipal ou federal, que estejam cadastrados no CadÚnico

O município do Brejo da Madre de Deus é um dos beneficiados pelo Programa Dignidade Menstrual do Governo Federal, que busca promover a saúde e o bem-estar, possibilitando o acesso a espaços e outros direitos sem restrições. Dessa forma, o programa também contribui para a promoção de equidade de gênero, justiça social, educação e direitos humanos.

Para ter acesso aos absorventes, é necessário estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) e ter entre 10 e 49 anos, com renda mensal de até R$ 218,00, ou ser estudante de baixa renda da rede pública com renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo; ou estar em situação de vulnerabilidade social. Os beneficiários podem retirar os absorventes necessários para dois ciclos, totalizando 50 unidades a cada 56 dias.

Ao se dirigir a uma das farmácias credenciadas no programa Farmácia Popular em Brejo da Madre de Deus, é necessário apresentar documento de identificação oficial com foto, CPF e autorização do Programa Dignidade Menstrual emitida através do aplicativo Meu SUS Digital.

A autorização é acessível via smartphone ou computador. Com a distribuição gratuita de absorventes, o programa visa atingir cerca de 24 milhões de pessoas em todo o país.