Município lança 1º Inventário de Emissões de Gases do Efeito durante encontro do ICLEI – Prefeitura Municipal de Brejo da Madre de Deus

Publicado em 30 de junho de 2022, por Prefeitura do Brejo | Categoria: NOTICIAS

Em mais uma ação vanguardista, a gestão do Prefeito Roberto Asfora lançou o 1º Inventário de Emissões de Gases do Efeito Estufa do município de Brejo da Madre de Deus, durante o Encontro Nordestino do ICLEI Brasil que aconteceu em João Pessoa – PB. Uma análise histórica das emissões do território municipal entre os anos de 2015 e 2020 foi realizada para colaborar no entendimento e identificação dos gargalos, vulnerabilidades e pontos positivos do município.

Este é apenas o primeiro passo e marca o início da busca de Brejo por uma gestão baseada e focada na descarbonização, centrada nas pessoas, trilhando o caminho para a conformidade climática e desenvolvendo ações de enfretamento aos impactos decorrentes da crise climática. “Ele será nossa primeira ferramenta de planejamento climático, guiando nossas ações, ajudando a entender o cenário das emissões do município e mapeando as responsabilidades dos diversos setores para, assim, estarmos preparados para enfrentar os impactos decorrentes da mudança climática.” Afirmou o Secretário de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Jéfferson Marinho.

O Prefeito Roberto Asfora comemorou, “Prometi por diversas vezes retirar o Brejo da Madre de Deus das páginas policiais, e devolver à nossa cidade o protagonismo que ela merece, nas páginas sociais, econômicas e ambientais. Iniciamos este caminho com a filiação junto ao ICLEI no ano de 2021, na época, fomos a quinta cidade do Estado a fazê-la. Tal parceria nos tem permitido colher frutos como a capacitação de nossa equipe técnica, participação em eventos de relevância internacional e com o lançamento de nosso Inventário.” Enfatizou e concluiu: “Estamos nos caminhos do desenvolvimento sustentável propostos pelo ICLEI. Um Brejo da Madre de Deus com baixa emissão carbônica, baseado na sustentabilidade e natureza.”

Durante o Evento, o Vereador Robertinho Asfora ressaltou: “O Brejo é apenas o terceiro município do Estado de Pernambuco a elaborar seu Inventário. Esta é mais uma ação que denota a preocupação, o carinho e o amor que o Governo Roberto Asfora tem com o povo brejense. Fico orgulhoso e emocionado em ver nossa cidade rumo ao desenvolvimento sustentável. Tenho certeza de que a atual e as futuras gerações do nosso povo possuem a garantia de uma sadia qualidade de vida e meio ambiente equilibrado, como versa a nossa Constituição Federal em seu Art. 225. Muito obrigado Prefeito Roberto Asfora! O Brejo agradece sua preocupação com o nosso povo.”

“Com o lançamento de seu 1º Inventário o município do Brejo da Madre de Deus torna-se referência para municípios de médio e pequeno porte na busca pela conformidade climática. Reafirmo que o ICLEI continuará desempenhando o papel do parceiro com o qual o Brejo da Madre de Deus poderá sempre contar nessa jornada rumo à uma cidade mais sustentável, equitativa, fraterna e justa!” Finalizou o Secretário Executivo do ICLEI América do Sul, Rodrigo Perpétuo.